domingo, 17 de outubro de 2010

Química ou Mágica?

EXPERIMENTOS 


1 - MISTURA QUENTE 

Você algum dia já parou pra pensar que produtos dentro da sua casa, aparentemente inofensivos e de uso comum, podem reagir e produzir uma chama espontaneamente? Pois  é, isso é verdade! Confira como isso pode acontecer em nosso experimento. 

Materiais: 

  • Permanganato de Potássio
  • Glicerina (glicerol)  
  • Pilão 
  • Placa metálica 
  • Colher de plástico
  • Conta-gotas
O que fazer :

Com o auxílio de um pilão, triture bem o permanganato de potássio, até que ele fique o mais  fino possível.  Utilizando  uma colher, coloque o permanganato em uma placa metálica,  adicionando, logo em seguida, com o conta-gotas a glicerina.  
É muito importante que essa experiência seja realizada em um local apropriado, como uma  boa ventilação, para que o calor liberado pela reação, que é extremamente exotérmica, seja  contido, assim como o odor que ela exala. 


O que acontece :

A Glicerina em contato com um agente oxidante, como o Permanganato de Potássio, entra  em combustão, liberando muito calor. Este calor liberado  vai  acelerando a reação, produzindo uma chama cada vez mais forte.

Para saber mais 

Esta reação não tem seus produtos totalmente conhecidos. Porém, de acordo com o volume 1 do livro Chemical Demostrantions, do autor Bassan Z. Shakhaskiri, a reação seria essa:  

14KMnO4(s) + 4C3H5(OH)3(l) → 7K2CO3(s) + 7Mn2O3(s) + 5CO2(g) + 16H2O(g).  


Além disso, é importante triturar o Permanganato de Potássio, para que  se aumente  a superfície de contato, favorecendo a reação.  


Confira o vídeo do experimento realizado pelo professor Kleiton no you tube:

http://www.youtube.com/watch?v=ADRamGp609Y






Um comentário:

  1. Obrigado pela ajuda! achei o que eu precisava para minha feira de Ciências!

    ResponderExcluir