quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Entendendo a Importância do Projeto

É curioso o fascínio que causam as demonstrações práticas em ciências. As origens de tais demonstrações remontam milhares de anos e vem sendo adotadas no ensino de ciências desde o século XVIII. Tais práticas eram documentadas por cientistas como Galileu Galilei e Otto Von Guericke, que começaram a organizar a ciência moderna.
Com o advento de método científico, a ciência sistematiza-se e progride. A alquimia passa a ser considerada por muitos, magia, sedendo lugar à Química, por não suportar verdades científicas. A partir de então Lavoisier inicia o novo modo de pensar a natureza e as transformações da matéria, publica o Tratado elementar de Química, que a faz se tornar disciplina formal.
Segundo Spinelli e Souza (1997), quarquer espaço aberto ou fechado pode servir para uma atividade de observação e anotação de dados de algum experimento científico, o importante é que para propriedades físico-químicas, seja feito em ambiente especial, com bancadas, pias e boa ventilação, com as devidas mediadas de segurança para evitar possíveis acidentes.  
A partir de tais premissas, é necessário refletir sobre o laboratório de ciências como instrumento de aprendizagem no contexto escolar, verificar o trabalho pedagógico como auxiliar na formação e desenvolvimento dos alunos, além de analisar como esse instrumento contribui na preparação e qualificação do indivíduo para a vida em sociedade e mercado de trabalho.
Em Química, a dificuldade em aprender ou compreender fenômenos que estão a nossa volta é notória. As fórmulas, palavras que não estão em nossa rotina, falta de materiais ou até mesmo de laboratórios para aulas práticas são fatores que causam desestímulo pelas aulas.
Os alunos desta nova geração não querem saber apenas conceitos. Eles querem também experimentar. A experiência é a chave para uma boa aula de química, sendo o professor peça fundamental , articulando situações, orientando e se aventurando, sem ter medo de errar, possuindo assim uma postura versátil e acima de tudo, pesquisadora.

Que possível caminho podemos seguir então para despertar a atenção do alunado nas aulas de química?

Provocar motivação, prender a atenção e tornar as aulas estimulantes para os alunos é algo desafiador para os profissionais de educação. A internet e outros meios de comunicação são extremamente importantes na busca de novas informações e fazem os professores se depararem com situações em que os educandos trazem curiosidades e fatos relacionados às aulas até então desconhecidos.
Um modo de prender a atenção dos espectadores em uma aula de química é fazer da aula uma diversão. Isso pode ser feito com a utilização de "truques" parecidos com mágicas, porém que possuem uma explicação científica aceitável.
Com um pouco de pesquisa, sabendo utilizar os materiais diversificados e as atividades práticas, juntamente com as mágicas, essa metodologia vai facilitar o aprendizado. Também é possível que aulas ministradas dessa maneira possam ficar por um período de tempo maior na cabeça dos alunos. A segurança deve ser sempre colocada em primeiro lugar nas aulas. Portanto antes de manipular os materiais, todos devem estar cientes dos perigos e dos cuidados a serem tomados.

Que tal provocar uma chama sem precisar de fósforos?
Ou então transformar água em vinho?
Parece impossível? Pode até ser, mas o facínio dos truques está na semelhança com o que se sugere...



Nenhum comentário:

Postar um comentário