O trabalho pedagógico no laboratório favorece a sistematização de princípios científicos, corroborando com o desenvolvimento de habilidades. Considera-se que o laboratório seja um instrumento eficiente na aprendizagem dos alunos, entretanto, poucos se dão conta de que os laboratórios mentem aos adolescentes. Pois o que eles dizem, silenciosamente é o seguinte: "É aqui dentro que se faz ciência". Isso é mentira. Ciência se faz em qualquer lugar. (Alves, 2002 p.32). Há de se repensar também a questão da segurança, pois alguns experimentos só são possíveis no laboratório, mas isso não é motivo para o professor se negar a fazer experiências em sala de aula ou em outro ambiente da escola.
É inegável que o trabalho pedagógico num laboratório acrescenta qualidades que se configuram em atitudes de investigação dando um caráter de verticalidade e precisão. Neste sentido, segundo Henning (1986) aprender implica desenvolver destrezas e atitudes naturais na aluno, capacitando-o a aplicar conhecimentos e compreensões, levando-o a pensar disciplinadamente em conformidade com a lógica e evidência.
Objetivos do Projeto Quimágica
Geral:
- Compreender como as ciências exatas podem auxiliar na explicação de diversos fenômenos, estimulando a curiosidade acerca dos conteúdos trabalhados em sala de aula através de experiências práticas.
Específicos:
- Descrever diversos tipos de reações químicas a partir de situações práticas;
- Identificar os materiais e suas propriedades em diferentes reações químicas;
- Apontar a importância da química em nossa vida;
- Analisar os fenômenos decorrentes das práticas de laboratório;
- Reconhecer a relação da química ou outra ciência afim com os "truques" realizados durante ou após as experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário