sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Quimágica na III Mostra de Inovações Pedagógicas

Nos dias 18 e 19 de novembro, a área externa da Secretaria de Educação recebeu a III Mostra de Inovações Pedagógicas - Redescobrindo a cidade Maurícia. O evento é promovido pela própria secretaria e reuniu trabalhos de mais de 2,5 mil estudantes das 13 Escolas Técnicas Estaduais e das 160 de Referência em Ensino Médio. 

O Projeto Quimágica também marcou presença e mais uma vez mostrou a que veio. Foram inúmeras apresentações, sempre surpreendendo, instigando e divertindo a platéia.
Parabéns a todos os integrantes!






Foram expostos 172 estandes com trabalhos acadêmicos nas áreas de língua portuguesa, matemática e ciências humanas realizados pelos estudantes durante todo o ano letivo.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

QUEIMAR DINHEIRO?

Materiais
  •           Uma cédula de qualquer valor
  •           Álcool etílico a 46% (30ml)
  •           Gasolina ( 30 ml)
  •           Detergente (10 ml)
  •           Água (30ml)
  •          Copo
  •          Pinça
  •          Isqueiro


O que fazer
Em um copo, adicione o gasolina, álcool, detergente e água. Misture bem. Com a ajuda da pinça, umedeça a cédula, deixando-a esticada e com o isqueiro queime o dinheiro e aprecie o resultado.
O que acontece
A cédula não queima completamente, pois o materiais inflamáveis,  evaporam rapidamente e a água contida nele impede a destruição do dinheiro.


domingo, 7 de novembro de 2010

Quimágica na XVI Ciência Jovem

O Espaço Ciência recebeu dias 27, 28 e 29 de outubro a feira “Ciência Jovem”, tida como uma das quatro maiores feiras de ciência do Brasil. No total, mais de 200 escolas participaram do evento. O público agendado para os três dias de evento foi de 9 mil pessoas.
O Projeto Quimágica marcou sua presença na feira, como um dos estandes mais visitados. Parabéns a todos que fazem do Quimágica o sucesso que ele é e o reconhecimento que ele tem.Nosso objetivo foi alcançado e o mérito são de todos os participantes e da EREM Jarina Maia.


Orgulho de ser Jarinense!













Momentos do Quimagica na Ciência Jovem



sábado, 6 de novembro de 2010

Bomba de gelo seco

Materiais
·         Gelo seco
·         Garrafa PET “Juninho”
·         Água
O que fazer
Coloque um pouco de água na garrafa, insira um pedaço de gelo seco ao líquido e feche rapidamente. Coloque a garrafa ao ar livre e distante de pessoas. Saia de perto e admire a explosão. Cuidado com os estilhaços da garrafa, pois estes podem causar ferimentos.
O que acontece
O termo bomba de CO2 usualmente refere-se a dispositivos explosivos feitos em casa que consistem de cilindros de gás carbônico (usados em diversos equipamentos domésticos) preenchidos com material explosivo, tal como pólvora.
Uma bomba de gelo seco é um dispositivo do tipo bomba simples. Enquanto a simplicidade, a facilidade de construção e a alta pressão e som obtidos fazem a bomba de gelo seco atrativa para fins recreativos, estes dispositivos podem ser imprevisíveis e perigosos.

Assista ao vídeo no you tube: