terça-feira, 31 de agosto de 2010

Surgimento do Projeto




O Projeto Quimágica nasceu no início de 2009, tendo como intenção principal a solução de um problema encontrado nas aulas de ciências, biologia e química: a falta de interesse dos alunos por essas disciplinas, que apresentam muita teoria, cálculos e símbolos distantes da vida cotidiana dos educandos.
Pensando nisso, o professor Kleiton idealizou o projeto e me chamou para fazer parte. Ao me deparar com as ideias, percebi que seria muito trabalhoso colocá-las em prática, mas tive a certeza de que o Quimágica renderia bons frutos e aceitei prontamente. Ao longo do desenvolvimento do projeto surgiram inúmeras barreiras, que foram transpostas com muita garra, mas certamente, as conquistas foram superiores e ainda são uma grata suspresa.
Em se tratando de educação, toda ideia que venha contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento do educando é válida. Nosso intuito aqui é contribuir e inspirar colegas e alunos, despertando o olhar para novas perspectivas, tendo a consciência de que nada é fácil, mas a palavra que nos impulsiona é: DESAFIO.
Sabemos que atualmente a obtenção de uma aprendizagem satisfatória exige, além de conceitos, experiências que relacionem conteúdos com a vivência cotidiana. Para tanto, o professor é um bom articulador de situações práticas, apresentando-se não apenas como orientador, possuindo uma postura versátil, curiosa e acima de tudo pesquisadora. Nesse contexto a experiência é a chave para uma boa aula de química.


O presente projeto visa motivar educadores e educandos a fazer de uma simples aula um verdadeiro espetáculo. Sejam simples ou complexos, os truques que podem ser desenvolvidos durante uma aula prática trazem euforia e entusiasmo.